30 de jul. de 2018

LANÇAMENTO DO CARTAZ DA FESTA DA PADROEIRA - NOSSA SENHORA DAS GROTAS (2018)

CARTAZ OFICIAL - 2018
Amados diocesanos e paroquianos de Nossa Senhora das Grotas, Paz e Bem!

Como bem sabemos, nos inícios da evangelização nestas margens do Velho Chico foi encontrada numa grota do rio a imagem da Virgem Maria portando a Boa notícia por excelência: Deus feito carne, nosso irmão. No menino de Belém e Nazaré nos braços da amorosa Mãe se desvela a face e a ternura daquele que vem ao nosso encontro como Misericórdia e Salvação. Leigos, indígena e vaqueiro, foram os escolhidos para acolher inicialmente esse sinal e transmiti-lo aos frades missionários e aos demais daquela Missão que se iniciava nas terras do Juazeiro. 

Passados 312 anos, a ação evangelizadora continua e os desafios não são poucos e sem relevância. A tarefa missionária da Igreja é sua essência e, ao mesmo tempo, uma urgência irrenunciável. Todos os batizados à medida que se encontram com o amor de Deus em Cristo Jesus revestem-se da bela incumbência de serem sujeitos ativos na evangelização. Todos, clérigos e leigos, têm a mesma dignidade conferida pelo Batismo, a mesma missão de evangelizar e a mesma vocação que é à santidade. O Concílio Vaticano II (celebrado nos anos 60) devolveu ao leigo o seu lugar de protagonismo e fez perceber que sem os leigos a Igreja não seria capaz de levar o Evangelho ao mundo, não poderia realizar sua missão. Leigos ativos e responsáveis firmados em comunidades cristãs onde não são tratados como “cidadão de segunda categoria” tornam-se também testemunhas de serviço e transformação na sociedade, gravemente carente do sabor e da claridade do Evangelho. “VÓS SOIS TODOS IRMÃOS, SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” é o desafio que queremos trazer presente nestes dias especiais de Novena e Festa de nossa terna Padroeira, a Senhora das Grotas neste ANO NACIONAL DO LAICATO.

Alegramo-nos com os belos e eloquentes sinais de devoção e afeto para com a Mãe de Deus e “primeira discípula de Jesus” nestas terras juazeirenses. Que esses dias sejam um tempo privilegiado de comunhão fraterna e de revigoramento da nossa vida e Missão de discípulos missionários de Jesus Cristo.

+ Beto Breis, ofm
Bispo Diocesano

Pe. Josemar Mota
Pároco

Capa para o Facebook.
Colabore com a divulgação da Festa de Padroeira - Nossa Senhora das Grotas. Entre no facebook, clique na palavra experimentar e aplique o tema em sua foto do perfil.

https://www.facebook.com/fbcameraeffects/tryit/1681096602018369/?media_effect_web_link_source=inspiration_cta
Mais informações

25 de jul. de 2018

DIOCESE PROMOVE CONGRESSO PARA DISCUTIR MISSÃO DOS FIÉIS LEIGOS/AS NESTE DOMINGO (19) EM JUAZEIRO.


Após ter realizado com grande público o Congresso Mariano Diocesano no ano passado, a Diocese de Juazeiro irá promover no próximo dia 19 de agosto o Congresso Diocesano do Laicato. O encontro visa celebrar e refletir acerca da missão dos leigos e leigas na Igreja, em referência ao Ano do Laicato, promovido pela CNBB em todo o Brasil. O evento acontecerá no Colégio Paulo VI, em Juazeiro, e está sendo coordenado pelo Conselho Diocesano dos Leigos/as, com o apoio da Coordenação diocesana de Pastoral e de várias pastorais e movimentos.

Na programação do Congresso estão sendo preparadas palestras, momentos de oração, oficinas temáticas, testemunhos, também uma mesa redonda. Nosso bispo diocesano Dom Beto Breis estará presente no evento e presidirá uma Celebração Eucarística.

As inscrições podem ser feitas em todas as paróquias, com o preenchimento de uma ficha, onde o participante poderá colocar suas informações. A taxa de inscrição é de R$ 10,00 e dá direito à participação no evento e ao material de trabalho que será distribuído.

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO DIOCESANO DO LAICATO:

7h – Credenciamento
7h30 – 8h20 – Café da Manhã partilhado (todas as paróquias, pastorais, movimentos e grupos)
8h30 – Abertura/acolhida com Dom Beto Breis, bispo diocesano
8h45 – Oração do Ofício Divino das Comunidades
9h10 – Palestra “Cristãos leigos, sujeitos na Igreja e no mundo” – assessor: Carlos Roberto Sarmento Barbosa (assessor da CNBB-NE3)
10h30 – Oficinas temáticas:

  • 01- Identidade e dignidade da vocação laical
  • 02 – A formação do laicato
  • 03 – Âmbito de comunhão eclesial e atuação do leigo como sujeito
  • 04 – Carismas, serviços e ministérios na Igreja
  • 05 – A Iniciação à Vida Cristã
  • 06 – A ação dos/as leigos/as nos areópagos modernos

11h30 – Testemunho de um leigo adulto
12h – Almoço
13h30 – Socialização das oficinas / apresentações dos grupos
14h30 – Mesa redonda “Discernimento necessário para a ação dos leigos”
16h – Apresentações lúdicas: Leigos/as da Diocese de Juazeiro
17h – Celebração Eucarística – Dom Beto Breis

Mais informações