Hoje, 6 de julho, celebramos os 22 anos da páscoa definitiva de Dom Tomás Guilherme Murphy, o primeiro Bispo da Diocese de Juazeiro Bahia.
Dom Tomás em sua vida pastoral serviu como missionário no Amazonas por 13 anos, desenvolvendo uma fecunda obra de evangelização como pároco, pregador de Missões Populares e vice-provincial da congregação do Redentoristas.
Em 1958, foi escolhido para ser um Sucessor dos Apóstolos, recebendo a Ordem Episcopal a 02 de janeiro de 1963, tornando-se então o primeiro Bispo da Diocese de Juazeiro Bahia.
Seu trabalho em Juazeiro foi baseado em um tripé de prioridades: evangelização e catequese (anúncio da Palavra), liturgia (relacionamento com Deus) e ação social (dimensão da Caridade e da Promoção humana).
Em 12 anos exerceu o pastoreio nesta Igreja local, sua memória permanece viva entre o povo, não só pelos trabalhos feitos, mas igualmente por sua gentileza, humanidade e profunda espiritualidade.
Todos que conheceram Dom Tomás, tiveram a impressão de conviver com um homem santo. Sua causa de beatificação está aberta no Vaticano, e todos devemos rezar pedindo graças por intercessão de Dom Tomás. Vindo falecer em 6 de julho de 1995, uma quinta feira, dia este dedicado a Eucaristia, da qual foi muito devoto.
EmoticonEmoticon