7 de abr. de 2019

CATEDRAL - SANTUÁRIO N. SRA. DAS GROTAS SE PREPARA PARA CELEBRAR A MISSA DOS SANTOS ÓLEOS.


Todos os anos na Semana Santa, todas as dioceses se reúnem em suas catedrais para a celebração da Missa do Crisma. Em nossa Catedral Santuário, acontecerá na próxima quinta, dia 11 de abril.

Nesta mesma celebração, os sacerdotes na presença do Bispo Diocesano irão renovam as suas promessas sacerdotais, pronunciadas no dia da ordenação, esta celebração também é conhecida como a ‘Missa da Unidade’, expressando a comunhão diocesana, constituindo em um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja Particular.

Durante esta celebração, O Bispo Diocesano se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma, a celebração também é conhecida ‘Missa dos Santos Óleos’.

  1. Óleo dos Catecúmenos – Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.
  2. Óleo dos Enfermos – É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
  3. Óleo do Santo Crisma – É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote.


Portanto, depois desta missa, os padres voltam para suas paróquias e levam uma porção dos óleos, para que possam utilizar-los no decorrer das práticas dos sacramentos aos seus fiéis durante todo o ano, até a próxima Missa dos Santos óleos.

PASCOM - Pastoral da Comunicação
Catedral - Santuário N. Sra. das Grotas


EmoticonEmoticon