Cartaz da Festa da Padroeira da cidade e Diocese de Juazeiro BA. |
Na bela imagem portando o Menino Deus encontramos a presença terna e materna de Maria desde os primórdios da evangelização nestas margens sãofranciscanas. É ela a discípula por excelência, perita na escuta e mestra no fazer “tudo o que Jesus disser”. Por isso é belo e autêntico fazer Festa pra a bem-aventurada que acreditou (Lucas 1,45 ) e que na prontidão à Palavra gerou Deus feito carne (Lucas 11,27).
As novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil chamam-nos à voltarmos às fontes da experiência cristã, a sermos comunidades centradas no Encontro com Cristo, con-centradas em clima de familiaridade e acolhida e permanentemente des-centradas em Missão (que se traduz em diálogo, anúncio e serviço). Uma Igreja de portas abertas para aconchegar e para enviar testemunhas, não auto-encurvada (centrada em si mesma). Uma Igreja como Maria: portadora do dom do Evangelho e atenta ás necessidades dos homens e mulheres do seu tempo.
Neste sentido, o tema da Festa de nossa Padroeira neste ano lembra-nos que como discípulos de Jesus temos a tarefa de sinalizar já agora o mundo do jeito que Deus quer. Não basta sermos crentes, devemos ser credíveis testemunhas do Reino de Deus. O discipulado nos impulsiona a sermos missionários que anunciam Jesus e promovem a Paz e a Justiça, valores imprescindíveis do Reino que Ele inaugurou. Nestes tempos de tanto ódio, intolerância e crescentes ameaças à vida urge promover a cultura do encontro e a com-paixão que gera cuidado e solidariedade.
Que a Senhora das Grotas interceda por nós como Mãe amorosa e nos inspire sempre mais como discípulos missionários do seu Filho.
Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM
Bispo Diocesano de Juazeiro
Pe. Josemar Mota da Silva
Pároco da Paróquia Nª. Sra. das Grotas
EmoticonEmoticon