No ultimo dia 18 de fevereiro, aconteceu um momento de espiritualidade, orientado pelo Pe. José Erimatéia, atual Pároco da Paróquia N. Sra. das Grotas que destacou a importância da quaresma, que é período dos quarenta dias de penitência que precedem a festa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Esses quarenta dias do tempo Quaresmal, contando medeiam em quarenta e seis dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa, simplesmente porque os domingos não podem ser dias de penitência, de modo que são excluídos da contagem. Pois cada domingo é uma pequena Páscoa, “dia em que por tradição apostólica se celebra o mistério pascal” (cânon 1.246 do Código de Direito Canônico), devendo ser evitada qualquer atitude que exprima tristeza. Assim, descontados os domingos, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa da Ressurreição medeiam quarenta dias.
Na oportunidade, a comunidade católica reunida no espaço do brasinha, ao lado da catedral, receberam orientações sobre a espiritualidade, a importância da caminhada quaresmal e motivou a seguirem os passos do Cristo, Nosso Senhor.
Por fim, frisou a importância de acompanhar Jesus a caminho da sua Páscoa, valorizar o verdadeiro sentido da Quaresma, destacando a preparação da Páscoa que se faz espiritualmente passando para o exterior, expressando a renovação da nossa maneira de viver e estar, convidando todos a estarem prontos para a “escuta e o acompanhamento”, e ressaltando que podemos surpreendidos pelos “recados de Deus”, assim temos que desenvolver cada vez mais as práticas quaresmais: o jejum, a esmola e a oração.
EmoticonEmoticon