6 de jul. de 2013

Os Beatos João XXIII e João Paulo II, vão se tornar Santos.


Os Beatos João XXIII e João Paulo II, 
vão se tornar Santos.

Na Praça São Pedro, os fiéis aprovaram a decisão.
Papa Francisco publicou a primeira carta dirigida aos fiéis.

A Igreja anunciou, nesta sexta-feira (5), a canonização de dois papas. João Paulo II e João XXIII se tornarão santos até o fim deste ano. E o Papa Francisco também publicou a primeira carta dirigida aos fiéis.
A primeira encíclica feita por dois Papas vivos fala da fé com argumentos como: “a fé melhora o senso crítico e alarga os horizontes da razão”.
Bento XVI o papa iniciou a discussão sobre razão e fé. E é dele a primeira versão do documento, assinado pelo Papa Francisco. “Quem crê não pode ser arrogante. A fé não é uma verdade que possa ser imposta com a violência”, afirma a encíclica, a carta pastoral mais importante de um papa aos seus fiéis.
“A luz da fé pode iluminar a existência, porque é capaz de valorizar a riqueza das relações humanas”. A expressão "vida em comum" é repetida várias vezes e o texto defende a união entre o homem e a mulher, como base da família.
Os dois papas se encontraram nesta sexta-feira em um dos jardins do Vaticano. Juntos, benzeram a nova estátua de São Miguel Arcanjo.
Nesta sexta, Francisco também assinou o decreto da canonização de dois papas considerados fundamentais na história da igreja moderna. João Paulo II e João XXIII serão proclamados santos juntos, até o fim do ano.
O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, confirmou que a cura inexplicável, segundo a igreja, teria acontecido com uma mulher da Costa Rica, vítima de uma lesão cerebral grave.
No dia da beatificação de Karol Wojtyla, em maio de 2011, ela teria rezado para o papa polonês. Toda a sua família, inclusive os médicos que a trataram, teriam se convertido à fé católica.
Na Praça São Pedro, os fiéis aprovaram a decisão. “João Paulo II é admirado no mundo inteiro, e não só pelos católicos”, disse um irlandês.
Para João XXIII, Francisco dispensou o segundo milagre. O ‘papa bom’, como ficou conhecido Angelo Giuseppe Roncalli, governou a igreja durante cinco anos, e morreu em 1963.

A sua grande obra foi ter convocado o Concilio Vaticano II, a reunião dos bispos que provocou muitas mudanças na igreja. Muitas delas, 50 anos depois, o Papa Francisco quer finalmente por em prática.
São dias movimentados para Francisco. Na segunda-feira (8), ele fará uma viagem inesperada à Ilha de Lampedusa no sul da Itália. E para sentir a emoção dos imigrantes que chegam do norte da África, depois de uma perigosa travessia pelo Mar Mediterrâneo, e para homenageá-los, o papa argentino vai pegar um barco também.



EmoticonEmoticon