5 de out. de 2016

DIOCESE DE JUAZEIRO BAHIA PREPARA ENCERRAMENTO DO ANO DA MISERICÓRDIA COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL.




















Uma coletiva realizada nesta terça-feira, (4),  reuniu a imprensa local com a presença do novo Bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Frei Carlos Alberto Breis Pereira, Dom Beto. O encontro realizado na data de descoberta do Velho Chico e no dia de São Francisco de Assis, aconteceu em alusão ao encerramento do Ano da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco em 2015 e lançado oficialmente pela Diocese no dia 13 de dezembro do ano passado.

"Esse Jubileu nos leva a sermos uma igreja atenta as feridas, dores e sofrimentos do próximo. Temos também a passagem pela Porta da Misericórdia, que significa passar para uma nova vida", ressaltou Dom Beto. 

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia ou "Ano Santo da Misericórdia", para a Igreja significa o chamado dos fiéis neste tempo de grandes mudanças épocas, a oferecer mais vigorosamente os sinais da presença e proximidade de Deus e o amor ao próximo se curvando, sentindo compaixão do outro. "Este não é o tempo para nos deixarmos distrair, mas para o contrário: permanecermos vigilantes e despertarmos em nós a capacidade de fixar o essencial. Cristo é o rosto da misericórdia do Pai e não nos deixemos cair na indiferença que humilha", disse o Papa Francisco.

Pela Diocese haverá a abertura da Porta Santa da Misericórdia no Santuário Popular do Sagrado Coração de Jesus da gruta de Patamuté, Paróquia do Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, no município de Curaçá (BA), local de peregrinações desde 1902. A celebração de abertura solene será no dia 31 de outubro às 19h.
Alguns eventos durante esse período serão realizados para vivenciar o Mistério da Misericórdia. Confira: 
  • Jubileu e Dia Nacional da Juventude (DNJ), com caminhada saindo às 8h da manhã da Praça da Misericórdia em direção à Catedral-Santuário, onde será celebrada uma missa no dia 23 de outubro.
  • Jubileu das Famílias – Dia 06 de novembro, (domingo), às 19h30min, na Catedral-Santuário.
  • Catequese do Bispo diocesano sobre a Misericórdia - no sábado 29 de outubro, a partir das 17h, na Catedral-Santuário.
  • encerramento do Ano Jubilar e consequente fechamento das duas portas santas acontece no dia 19 de novembro, Vigília da Solenidade de Cristo Rei, a partir das 17h na Catedral- Santuário Diocesano com uma caminhada em direção à Praça da Misericórdia, Centro da cidade de Juazeiro. No espaço será celebrada uma missa com o Bispo Dom Beto e a participação de fiéis de todas as paróquias da Diocese.

Decreto Diocesano


EmoticonEmoticon