21 de jun. de 2016

Solenidade da Dedicação da Catedral



       A Paróquia Nossa Senhora das Grotas – Catedral Santuário convida a comunidade a participar, nesta terça-feira, 21 de junho, às 18h, da Missa Solene pelo Aniversário de Dedicação da Catedral Diocesana Nossa Senhora das Grotas, que será presidida por Dom Jose Geraldo, Bispo Diocesano.

       A dedicação de uma paróquia, Catedral ou Santuário, é um antigo costume da Igreja Católica, no qual se consagra, a Deus, o templo e tudo que há dentro dele: cruz, sinos, objetos litúrgicos, instrumentos, pias ou fontes batismais. O ritual torna o templo sagrado para o culto a Deus, como informa o Diretório Litúrgico da CNBB. (cf. Diretório da Liturgia, p.19).

                     “Por ser edifício visível, esta casa aparece como sinal peculiar da Igreja peregrina na terra e imagem da Igreja que habita nos céus. Convém, pois, que, ao se erigir um edifício única e estavelmente destinado à reunião do povo de Deus, e à celebração das ações sagradas, seja esta Igreja dedicada ao Senhor em rito solene, segundo antiquíssimo costume”. “Todas as Igrejas sejam dedicadas ou ao menos abençoadas. Contudo, as Igrejas catedrais e paroquiais sejam solenemente dedicadas pelo bispo diocesano ou alguém por ele delegado, e a cada ano a comunidade celebre solenemente o dia da dedicação de sua Igreja”. (…) Para se realçar a importância e a dignidade da Igreja local, o Ofício do Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral terá o grau de solenidade na própria igreja catedral e de festa nas outras igrejas da diocese, na data em que foi dedicada… Convém que nesse dia o bispo concelebre a Eucaristia na igreja catedral com o cabido dos cônegos ou o Conselho presbiteral, com a maior frequência possível de fieis.” (nn. 2 e 26)

       Vamos participar e prestigiar esse momento, rendendo graças a Deus pela edificação de nossa Igreja Catedral.


PASCOM - Catedral Santuário
Paróquia Nossa Senhora das Grotas


EmoticonEmoticon