6 de jul. de 2016

21 anos do Descanso Eterno de Dom Tomás Guilherme Murphy, CSsR.

Dom Tomás Guilherme Murphy nasceu em 10 de dezembro de 1917, em Omaha, nos Estados Unidos da América (EUA). De família muito católica, abraçou a vida religiosa e fez sua profissão solene como membro da Congregação Redentorista em 1938. Foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1943. Ofereceu-se para servir como missionário no Amazonas, onde durante 13 anos desenvolveu uma fecunda obra de evangelização como pároco, pregador de Missões Populares e vice-provincial de sua congregação. Após voltar a sua terra natal, em 1958, foi escolhido para ser um Sucessor dos Apóstolos, recebendo a Ordem Episcopal a 02 de janeiro de 1963, tornando-se o 1º Bispo da Diocese de Juazeiro Bahia. Em 12 anos de pastoreio nesta Igreja local a sua memória permanece viva entre o povo, não só pelos trabalhos feitos, mas igualmente por sua gentileza, humanidade e profunda espiritualidade. Seu trabalho em Juazeiro foi baseado em um tripé de prioridades: evangelização e catequese (anúncio da Palavra), liturgia (relacionamento com Deus) e ação social (dimensão da Caridade e da Promoção humana). Por muitos é considerado santo. Após sua morte, em 1995, foi iniciada sua causa de beatificação, em andamento no Vaticano.

Principais Trabalhos:

- Estimulou a Evangelização e a Liturgia
- Incentivou a Catequese escolar, catequese de bairro, catequese de adultos, primeira Eucaristia.
- Deu força a movimentos existentes: Legião de Maria, Vicentinos, Círculos Bíblicos, Movimento Familiar Cristão.
- Iniciou o Cursilho da Cristandade e TLC (Treinamento de Líderes Cristãos – para jovens).
- Apoiou as CEB's e desenvolveu trabalhos sociais, especialmente com mulheres em situação de prostituição, lavadeiras (iniciando uma espécie de cooperativa), clubes de mães e na área da saúde.
- Em 1966 realizou o 1º Congresso Eucarístico Diocesano no Estádio Adauto Moraes.


Pensamentos:

“Quando iniciei o meu sacerdócio, chegando ao Brasil, tive a ambição de converter a Amazônia. Depois de quinze a vinte anos de sacerdócio, concluí que devia converter a minha paróquia. Depois de 30 anos de bispo e quase 50 de padre, chego à conclusão que devo converter a mim mesmo”.

“Vejo em Jesus duas palavras: Pai e Amém. Quando ele disse Pai, manifestou que este Deus é fonte de carinho. Ao mesmo tempo, declarou sua obediência ao Deus que é bom. Por isso, digo com Jesus: Pai, Amém”.

“Tenho que possuir Deus no coração para depois transmiti-Lo”.

“Faça o máximo que você puder. Deus fará o resto”.


EmoticonEmoticon