21 de ago. de 2017

DIOCESE LANÇA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PADROEIRA 2017 E DO ENCERRAMENTO DO ANO MARIANO


Dom Beto Breis, bispo diocesano de Juazeiro, abriu a coletiva falando sobre o Ano mariano nacional – lançado em comemoração aos 300 anos do achado de N. Sra. Aparecida, padroeira do Brasil. Em sua fala, Dom Beto relacionou a devoção à Maria com o simbolismo e o significado do rio. “Nossa Senhora Aparecida foi achada num rio, o Paraíba do Sul. Aqui em Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas também foi achada junto ao Velho Chico. E existem muitos outros casos assim. Isso mostra a relação da nossa fé com a água, que é sinal de vida. Por isso também uma das nossas metas nesse ano é a defesa do Rio São Francisco, que muitos estudiosos afirmam já ser um rio condenado à morte. Isso é triste e mostra que temos que fazer algo”, expressou.  

O pároco da Catedral, Pe. Josemar Mota, apresentou a programação da Festa da Padroeira que, neste ano, terá como tema a frase bíblica “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). “A abertura da Festa será dia 30 de agosto. E nesse ano teremos a novidade de que todas as noites a celebração será feita fora da Igreja, na praça da Catedral. O número de fiéis nos últimos anos já não comportava na Igreja. Ficava mais gente do lado de fora do que dentro”, disse. A programação ainda contará com quermesses todas as noites e o show “Canções Divinas” de Targino Gondim, onde ele apresentará canções religiosas em estilo regional.


Congresso Mariano e Caminhada pela Paz

Em outubro a Diocese programa a realização de um Congresso Mariano Diocesano. Marcado para o dia 08, o evento terá como palestrante o arcebispo de Salvador, vice-presidente da CNBB e primaz do Brasil, Dom Murilo Kriegger. “Em novembro iremos realizar a já conhecida Caminhada pela Paz toda voltada para a defesa do Rio São Francisco. O tema será a frase bíblica ‘Farei correr a paz como um rio’. Mas desde a festa de Nossa Senhora das Grotas o assunto do rio já ficará evidenciado”, frisou Dom Beto Breis.


Lançamento de livro

Abrindo a programação da Festa da Padroeira 2017, neste sábado (26) ocorrerá o lançamento do livro de Dom Beto Breis “Francisco de Assis e Charles de Focauld: enamorados do Deus humanado”. O evento acontecerá na Catedral-Santuário N. Sra. das Grotas a partir das 17h e será aberto ao público. A obra, publicada pela editora Paulus, aborda duas grandes figuras da espiritualidade cristã e sua paixão comum pelo mistério da humildade de Jesus. Segundo Dom Beto, as vidas dos dois místicos vão de encontro ao desejo do Papa Francisco por uma Igreja mais despojada e centrada no essencial.


Programação da festa de N. Sra. das Grotas 2017:

30/08 à 07/09 – Novenário de N. Sra das Grotas: na praça da Catedral (sempre ás 19h30)

Celebrações especiais:

29/08 – Celebração da Misericórdia – Catedral

02/09 – Missa para crianças (9h) e Missa da Saúde (16h)

Durante a semana: Novena na Catedral, sempre às 12h

08/09 – Dia da Festa:

7h – Missa presidida pelo Pároco

10h – Missa solene presidida pelo Bispo diocesano

17h – Solene Procissão (saída da Igreja Nossa Senhora de Nazaré – bairro Quidé)


EmoticonEmoticon