26 de mai. de 2012

Catedral de Juazeiro convida população para Festa de Pentecostes


Catedral de Juazeiro, convida população para Festa de Pentecostes.


Muitas ruas de Juazeiro ficarão coloridas de vermelho e branco neste fim de semana. É que nestes dias os católicos reviverão a grande festa da unidade da Igreja: Pentecostes, também chamada de Festa do Divino Espírito Santo. Na Catedral de Juazeiro os fiéis se preparam para a comemoração com uma novena. No sábado (26) a festa começa a partir das 19h30 com a Missa da Vigília. Domingo será dia de Missa solene pela manhã e procissão à tarde, como já é tradição.


“A programação começou no dia 22, com uma novena do mês de Maria. Neste sábado a celebração Eucarística será seguida de adoração ao Santíssimo, Hora da Graça, até a meia-noite. No domingo a Missa solene de Pentecostes será às 9h. À tarde, às 16h, teremos procissão, encerrando na Praça da Catedral com uma Eucaristia festiva”, informou padre Josemar Mota, pároco da Catedral.

A procissão sairá da quadra nº 17, Morada do Rio, próximo à APAE. Os fiéis seguirão pela avenida Flaviano Guimarães, animados por cantos, passando depois pela rua 15, em direção à Catedral. A festa é organizada pela Paróquia da Catedral e pelo casal guardião da bandeira do Divino em 2012, Evangivaldo e Laudicéria. Mas muitos grupos participam com sua criatividade levando faixas, bandeiras ou simplesmente vestindo-se de vermelho.

Mas as comemorações pela festa de Pentecostes não acabam neste fim de semana. As celebrações em honra a Nossa Senhora terminam somente na próxima quinta (31), encerrando a novena do mês de Maio com a coroação da imagem da Virgem Maria. “Todos são convidados”, ressalta Padre Josemar.


Pentecostes 

A Solenidade de Pentecostes é considerada uma das maiores festas cristãs. Celebra o dia em que os apóstolos reunidos com Maria, mãe de Jesus, em Jerusalém, receberam o Espírito Santo, por volta do ano 30 d.C. O vermelho e o branco são as cores que dominam durante a festa porque lembram que Espírito Santo veio em forma de fogo sobre os discípulos (a narração pode ser conferida no capítulo 2 do livro bíblico Atos dos Apóstolos).

Esse evento marca o início da ação evangelizadora dos primeiros cristãos, por isso também é considerado por muitos como a “data de nascimento” da Igreja e a festa de sua unidade. Pentecostes acontece exatamente 50 dias após a Páscoa (ressurreição de Jesus Cristo).



Programação (sempre na Catedral):


Dias 24 e 25 - Novena do Mês de Maria (19h30)


26 - Vigília de Pentecostes (19h30 até à meia-noite)


27 - Festa de Pentecostes
       9h – Missa Solene
       16h – Procissão começando na Morada do Rio e encerrando na Praça da Catedral


28 a 31 - continua Novena do Mês de Maria (sempre às 19h30), encerrando com a Coroação de Nossa Senhora.




EmoticonEmoticon