30 de out. de 2012

A Catedral de Nossa Senhora das Grotas, recebe fita rosa gigante em campanha contra o câncer de mama.



História do Laço Rosa 


A Catedral de Nossa Senhora das Grotas,
recebe fita rosa gigante em campanha contra o câncer de mama.
O laço é o símbolo internacional que identifica o portador de câncer e os apoiadores dessa causa. Fitas cor de rosa são mais vistas durante o mês da consciência do Câncer de Mama, em outubro – muito conhecido como o Mês Rosa. O primeiro laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Em 1990 a fundação distribuiu bonés aos sobreviventes do câncer de mama na primeira Corrida pela Cura no ano de 1990.  No ano seguinte todos os participantes da corrida substituíram o boné por laços cor-de-rosa. Esta corrida acontece até os dias de hoje no mês de outubro – conhecido mundialmente como o Mês Rosa. No entanto o laço não fez tanto efeito como se esperava, visto a grandeza do tal evento.

Alexandra Penny, no ano de 1992 era editora chefe da “Self” – uma revista de saúde para mulheres, e estava trabalhando na edição anual do National Breast Cancer Awareness junto com Evelyn Lauder, vice-presidente da empresa Estee Lauder – empresa convida naquele ano para fazer parte da edição anual da revista.

Juntas, Penny e Lauder se lembraram do laço cor-de-rosa da corrida e decidiram criarum laço e fazer com que os grandes fabricantes de cosméticos os distribuíssem nas lojas de Nova Iorque.

No entanto, uma senhora de 68 anos chamada Charlotte Hayley que lutou contra um câncer de mama, produziu uma fita do pêssego e vendeu junto com cartões que diziam: "O orçamento anual do Instituto Nacional do Câncer é de 1,8 bilhão de dólares, e apenas 5% vai para a prevenção do câncer. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América usando esta fita."

Sua mensagem espalhou-se rapidamente fazendo com que Penny e Lauder tivessem interesse no feito. As duas viram potencial na idéia de Harley e propuseram sociedade. O que não ocorreu, pois Harley achou a proposta muito comercial, não sendo o intuito inicial de sua campanha.

Após um acordo firmado em conjunto com a justiça entre Lauder, Harley e seus respectivos advogados – ficou acordado que a cor do laço usado na luta contra o câncer de moda seria Cor-de-Rosa.




EmoticonEmoticon