9 de fev. de 2015

Arquidiocese de Feira de Santana: Dom Zanoni Demettino (Arcebispo Coadjutor)




Arquidiocese de Feira de Santana na presença de seu Arcebispo Metropolitano, Dom Itamar Vian, acolheu com boas vindas ao seu Arcebispo Coadjutor, Dom Zanoni Demettino Castro, com a participação do Arcebispo de Vitória da Conquista e Presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu, Além de diversos Bispos, dezenas de Sacerdotes de vários lugares, uniram-se a centenas de fiéis que lotaram a Igreja dos Capuchinhos em Feira de Santana para recebê-lo. Dom Zanoni Demettino, sucederá Dom Itamar Vian no segundo semestre de 2015. 



“Hoje esse povo abre as portas de seu coração para acolhê-lo, Dom Zanoni. Seja bem vindo. A casa é sua, pode entrar”, disse Dom Itamar Vian ao afirmar que receber um Arcebispo Coadjutor, foi o melhor presente para os seus 30 anos de episcopado. 

Ao agradecer, salientou que cumprirá o chamado através do exemplo do maior dos pastores. “Coloco-me a disposição para colaborar compreendendo que Jesus é o bom pastor. Ele é o bom pastor”, disse Dom Zanoni.


Biografia

Nascido em 23 de janeiro de 1962 na cidade de Vitória da Conquista. É Filho de Gildo Barbosa de Castro e Valdelice Demettino Castro. Estudou filosofia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília e Teologia no Instituto Teológico de Ilhéus. 

Ordenado sacerdote no dia 28 de dezembro de 1986. Desenvolveu as seguintes atividades: Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Itarantim (1987-1990); Pároco da Catedral de Vitória da Conquista (1990-1995); Pároco da Paróquia São José em Itapetinga desde 1998; Vigário Forâneo a partir de 2000; Membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral a partir de 2002; Vigário Geral (2002-2007); Professor de Teologia Dogmática no Instituto Teológico de Ilhéus; Professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto Filosófico de Vitória da Conquista; Presidente da Comissão dos Presbíteros do Regional Nordeste III da Conferência Episcopal; Participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano como convidado.


No dia 26 de junho de 2007, foi eleito Administrador Diocesano de Vitória da Conquista. Sendo nomeado pelo Papa Bento XVI terceiro Bispo da Diocese de São Mateus - ES, no dia 3 de outubro de 2007, ano que completou 20 de sacerdócio e 45 de idade. 

Ordenado bispo no dia 24 de novembro de 2007 em Vitória da Conquista e tomando posse da Diocese de São Mateus na Catedral Diocesana no dia 15 de dezembro de 2007 com o lema: "Ecce mitte me" (Eis-me Envia-me). Ao lado o Brasão Episcopal de Dom Zanoni Demettino.

Em 3 de dezembro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo-coadjutor de Feira de Santana.


PASCOM - Pastoral da Comunicação 


Diocese de Juazeiro Bahia


EmoticonEmoticon