16 de ago. de 2015

12 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM JOSÉ GERALDO DA CRUZ, A.A.



É momento de agradecer ao Senhor pela vocação do Bispo Diocesano. Neste domingo, 16 de agosto — Dom José Geraldo da Cruz, celebra 12 anos de Ordenação Episcopal — a Diocese de Juazeiro recorda, com gratidão, esta data tão querida deste grande homem à serviço da palavra de Deus.

Em 04 de junho de 2003, o Pe. José Geraldo da Cruz foi nomeado bispo pelo o Papa João Paulo II (Santo). Então, no dia 16 de agosto de 2003, foi ordenado bispo por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida SJ (Arcebispo de Mariana - MG), com a missão de ser Pastor para cuidar de um rebanho que seria confiado. Desde então, o aniversariante tem levado à frente o seu episcopado, fazendo jus o seu lema episcopal — “Venha a nós o vosso Reino”, fazendo com que os fíeis compreendam que o Reino de Deus, inicia-se neste mundo, buscando evangelizar o rebanho a ti confiado.

Nascido em Muriaé, em Minas Gerais, Dom José Geraldo teve uma infância simples na roça. Trabalhava ajudando família, aos sete anos já era boiadeiro. Da sua mãe, D. Francisca, herdou a religiosidade que um dia o moveu a decidir-se pela vida consagrada. Fez sua profissão religiosa na congregação dos Agostinianos da Assunção em 14 de março de 1941 e foi ordenado sacerdote no dia 1º de maio 1969, sob a pressão do Regime Militar, em Belo Horizonte. Antes disso estudou seis anos no Chile. Ao retornar para o Brasil, em plena Ditadura, apoiou a primeira greve de metalúrgicos do país, o que lhe rendeu dois meses de prisão e tortura. Um tempo sombrio, mas que ajudou a forjar a personalidade forte, do bispo da Diocese de Juazeiro. Como padre, após a redemocratização do país, assumiu diversas funções: vice-diretor de colégio, diretor de hospital, assistente geral da congregação e superior dos Assuncionistas no Brasil. Passou por países da África, América Latina e parte da Itália. Morou em Roma de 1987 a 1999. E retornando ao Brasil em 2003, foi nomeado bispo da Diocese de Juazeiro, pelo então Papa (Santo) João Paulo II. Recebendo a ordenação episcopal, em 16 de agosto do mesmo ano, tornando-se o terceiro Pastor da Igreja Particular de Juazeiro. 

Completando seus 12 anos de episcopado, já deixa seu trabalho na Diocese, especialmente no campo da animação pastoral, catequese, vocações e na administração. Rendemos então, Graças ao Senhor pela sua vida e vocação. Nossas felicitações e orações ao nosso pastor e bispo diocesano pelo seu aniversário episcopal.





EmoticonEmoticon