4 de jun. de 2014

Diocese de Juazeiro celebra a festa de Pentecostes.


Diocese de Juazeiro celebra a festa de Pentecostes.




As ruas do Centro de Juazeiro ficarão coloridas de vermelho e branco neste final de semana. Os católicos participarão da festa da unidade da Igreja, Pentecostes, também chamada de Festa do Divino Espírito Santo.
Na Catedral de Nossa Senhora das Grotas, os fiéis se preparam para a comemoração com um tríduo que tem como tema: “A união da família é expressão do amor de Deus”.  No domingo (8), a festa começa a partir da meia noite, com a Missa da Vigília na comunidade Santíssimo Redentor. O domingo será dia de Missa Solene pela manhã e procissão à tarde, como já é tradição.

“Neste dia toda a Igreja se une para celebrar o amor de Deus, através dos dons do Espírito Santo. No domingo a Missa solene de Pentecostes será às 9h. À tarde, às 16h, teremos procissão, encerrando na Praça da Catedral com uma Missa festiva”, informou Pe. Josemar Mota, Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese de Juazeiro.

A procissão sairá da Rua Henrique Rocha, Centro de Juazeiro, e os fiéis seguirão pela Av. Adolfo Viana, animados por cantos, em direção à Catedral. A festa é organizada pela Paróquia da Catedral e pela família Mendes Oliveira, Guardiã da bandeira do Divino em 2013/2014.


Pentecostes

A Solenidade de Pentecostes é considerada uma das maiores festas cristãs. Celebra o dia em que os apóstolos reunidos com Maria, mãe de Jesus, em Jerusalém, receberam o Espírito Santo, por volta do ano 30 D.C. O vermelho e o branco são as cores que dominam durante a festa porque lembram que Espírito Santo veio em forma de fogo sobre os discípulos (a narração pode ser conferida no capítulo 2 do livro bíblico Atos dos Apóstolos).
Esse evento marca o início da ação evangelizadora dos primeiros cristãos, por isso também é considerado por muitos como a “data de nascimento” da Igreja e a festa de sua unidade. Pentecostes acontece exatamente 50 dias após a Páscoa (Ressurreição de Jesus Cristo).


Ricardo Souza

PASCOM - Pastoral de Comunicação
Diocese de Juazeiro Bahia.



EmoticonEmoticon