31 de mar. de 2018

SÁBADO SANTO: VIGÍLIA PASCAL


Neste Sábado Santo, às 20h na Catedral Santuário terá início a Vigília Pascal, Presidida pelo Bispo Diocesano, esta celebração solene que tem uma catequese muito profunda. Quando participamos, cheios de atenção e desejo de nos encontrarmos com o Senhor, ficamos maravilhados com a beleza e o esplendor em torno de Jesus, nossa Luz. 

Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas as vigílias e o coração do Ano litúrgico. É uma grande celebração dividida em quatro partes, sendo elas: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. 

Na Liturgia da Luz, o Bispo abençoa o fogo que acenderá uma grande vela, chamada de Círio Pascal, que representa Jesus Ressuscitado. Em seguida, o Bispo abençoa a vela com orações e entra na igreja. Neste momento, cada pessoa acende a sua vela a partir do Círio para celebrar a vigília e se preparar para a Páscoa – a ressurreição. Prosseguindo acontece a longa Liturgia da Palavra, com lições do Antigo e do Novo Testamento, mostrando o projeto de salvação de Deus desde o episódio do Mar Vermelho até a ressurreição de Jesus. Entoa-se o Glória e procede-se a Liturgia Batismal: bênção da água, renovação das promessas do Batismo e aspersão e por último, a Liturgia Eucarística: o altar é preparado novamente para o banquete da Eucaristia.

A Vigília Pascal transforma a noite mais clara que o dia, e nos impulsiona a irmos ao encontro do Senhor Ressuscitado, para vê-Lo e acreditar na vitória da vida sobre a morte. A Ressurreição de Jesus torna o Sábado Santo uma Noite de Luz!


EmoticonEmoticon