30 de mar. de 2018

SEXTA FEIRA SANTA: CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO


Nesta sexta-feira da Paixão, exatamente às 15h, considerada a hora nona pela Bíblia, será o momento de reflexão com a oração do Terço da Misericórdia e a Meditação da Via Sacra, no interior da Catedral - Santuário. Refletiremos sobre o calvário de Jesus e o tema da campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e superação da violência. 

Às 18h, acontece a Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo é um momento que os fiéis se reúnem na Catedral Santuário, para celebrar a paixão e a morte de Jesus Cristo. Por ser um dia sem Eucaristia, o altar fica descoberto, sem nenhuma decoração no presbitério. 

Nesta celebração é exaltada a Santa Cruz, onde os fiéis formam uma filas e vão, um a um, beijar a imagem do Cristo Crucificado. Em seguida, a Procissão do Senhor Morto, a tradição lembra o momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz e o sepultam.

A Igreja aconselha aos fiéis, que nesta Sexta Santa, maiores de 18 anos e menores de 60 anos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne.


EmoticonEmoticon