23 de fev. de 2020

CATEDRAL – SANTUÁRIO N. SRA. DAS GROTAS PROMOVE MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE QUARESMAL.


No ultimo dia 18 de fevereiro, aconteceu um momento de espiritualidade, orientado pelo Pe. José Erimatéia, atual Pároco da Paróquia N. Sra. das Grotas que destacou a importância da quaresma, que é período dos quarenta dias de penitência que precedem a festa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Esses quarenta dias do tempo Quaresmal, contando medeiam em quarenta e seis dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa, simplesmente porque os domingos não podem ser dias de penitência, de modo que são excluídos da contagem. Pois cada domingo é uma pequena Páscoa, “dia em que por tradição apostólica se celebra o mistério pascal” (cânon 1.246 do Código de Direito Canônico), devendo ser evitada qualquer atitude que exprima tristeza. Assim, descontados os domingos, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa da Ressurreição medeiam quarenta dias.

Na oportunidade, a comunidade católica reunida no espaço do brasinha, ao lado da catedral, receberam orientações sobre a espiritualidade, a importância da caminhada quaresmal e motivou a seguirem os passos do Cristo, Nosso Senhor.

Por fim, frisou a importância de acompanhar Jesus a caminho da sua Páscoa, valorizar o verdadeiro sentido da Quaresma, destacando a preparação da Páscoa que se faz espiritualmente passando para o exterior, expressando a renovação da nossa maneira de viver e estar, convidando todos a estarem prontos para a “escuta e o acompanhamento”, e ressaltando que podemos surpreendidos pelos “recados de Deus”, assim temos que desenvolver cada vez mais as práticas quaresmais: o jejum, a esmola e a oração.


EmoticonEmoticon